Conheça passo a passo o projeto CPATLA

Conheça passo a passo o projeto CPATLA

“Conseguimos na arquitetura e no projeto de cálculo estrutural conceber o protótipo para trabalhar essas diferenciações de sistemas construtivos, a fim de realizar todos os ensaios possíveis e pertinentes em uma obra pronta.”
Stefane Vitorino, gerente técnica e comercial da DVG Sical

CPATLA de portas abertas

Criado para ser uma referência no setor da construção civil, o CP ATLA foi projetado para apresentar todas as vantagens do BCCA, além de oferecer soluções construtivas inteligentes para as mais diversas edificações

A DVG Sical construiu o que nomeou de CPATLA, Centro de Pesquisa Acústica e Térmica para Lajes e Alvenarias, onde cada detalhe foi projetado e executado com as boas práticas essenciais na construção civil. A ideia, segundo o diretor da DVG Sical Éder Campos, é formar parcerias com instituições de ensino técnico e universitário, laboratórios de ensaios, calculistas, arquitetos, projetistas, ou seja, com toda a comunidade da construção civil, abrindo o CPATLA para ensaios, pesquisas e visitação. O centro, criado para ser uma referência na área, vai ocupar um prédio de 2 andares, com aproximadamente 130 metros quadrados de área construída total, e tem previsão de ser inaugurado no primeiro semestre de 2022. São 4 apartamentos, sendo 2 apartamentos por andar, cada um com sala conjugada com cozinha, 1 banheiro e 2 quartos.

Vista da execução da estrutura de concreto armado do primeiro pavimento
Execução do piso de concreto polido do primeiro pavimento

De acordo com a engenheira civil Stefane Vitorino, gerente técnica e comercial da DVG Sical, “o primeiro andar será todo estruturado em concreto armado, com uma parede funcionando como a divisória entre os apartamentos fazendo, assim, a divisão de quarto com quarto, que é o ponto mais crítico a ser analisado em se tratando do conforto acústico. Concebemos esse protótipo para que fossem realizados ensaios que simulassem condições reais de obra”, afirma. A arquitetura permitirá a criação de diversas tipologias de paredes e situações de ambiente para os ensaios, de acordo com as metodologias adotadas para o atendimento à Norma de Desempenho NBR 15.575 – ABNT. O segundo pavimento será autoportante, de alvenaria estrutural, com a utilização da classe C35, ou seja, com resistência à compressão de 3,5 MPa, tendo a laje pré-moldada apoiada sobre a alvenaria. A parede de divisória entre apartamentos não terá o apoio da laje e poderá ser removida para a variação das tipologias de parede.

Vista de técnicas construtivas utilizando a tela eletrossoldada para a vinculação das alvenarias do primeiro andar à estrutura de concreto armado e a substituição de vergas e contravergas em concreto por tela Murfor®

Será possível também fazer ensaios dos sistemas de piso, com a concepção de lajes, diferenciando-as entre maciças e nervuradas, afirma Stefane. As lajes nervuradas se dividem em dois modelos: as compostas pelas cubetas (fôrmas de polipropileno) e as compostas pelo preenchimento inerte com o bloco de concreto celular autoclavado (BCCA), o bloco-laje. “Conseguimos na arquitetura e no projeto de cálculo estrutural conceber o protótipo para trabalhar essas diferenciações de sistemas construtivos, a fim de realizar todos os ensaios possíveis e pertinentes em uma obra pronta.”

Elevação das alvenarias em bloco de concreto celular autoclavado

Stefane Vitorino explica ainda que o Centro de Pesquisa será também uma demonstração do bloco CCA como solução para as construtoras, no que se refere ao desempenho acústico dos ambientes, de acordo com o que a norma exige. “Para cada um desses itens há requisitos e critérios de desempenho a serem atendidos e os parâmetros a serem cumpridos.” Ela informa que outro objetivo do CPATLA é ser um espaço integrado às universidades, “possibilitando aos estudantes visitá-lo, pesquisar tipologias e até produzir ensaios para compor uma dissertação de mestrado ou tese de doutorado, e até mesmo elaborar um artigo técnico-científico, por exemplo”.

Vista do segundo andar pronto, com o bloco estrutural C35

Conheça passo a passo o projeto CPATLA

Conheça passo a passo o projeto CPATLA

“Conseguimos na arquitetura e no projeto de cálculo estrutural conceber o protótipo para trabalhar essas diferenciações de sistemas construtivos, a fim de realizar todos os ensaios possíveis e pertinentes em uma obra pronta.”
Stefane Vitorino, gerente técnica e comercial da DVG Sical