Vista  3D da casa verde construída em Teresina com blocos DVG Sical
ARQUITETO.jpg
“Sempre trabalhamos com projetos sustentáveis, mas esta é a primeira casa totalmente feita nesses moldes, uma tendência comercial que chega também ao projeto residencial”
Júlio Afonso, Sócio do escritório Júlio Medeiros, responsável pelo projeto

Conheça a casa verde de Teresina

Construída com blocos DVG Sical, residência de dois pavimentos está em fase final e será certificada pelo selo Procel depois de pronta, por utilizar materiais sustentáveis em sua estrutura

O calor e a seca são muito intensos no inverno, na primavera e em quase todo o verão na capital do Piauí, então é preciso pensar em modelos de construção civil inteligentes para viver, trabalhar e conviver. Tanto que escritórios de arquitetura e construtoras trabalham pesado em Teresina para encontrar materiais e soluções de combate ao aquecimento e que ainda promovam o conforto térmico de casas e prédios, numa das mais quentes cidades brasileiras.

Um produto que atende perfeitamente a esses requisitos, o Bloco de Concreto Celular Autoclavado da DVG Sical se tornou um dos componentes mais adequados para construções na cidade piauiense. Leve, durável, fácil de manusear e mais resistente ao fogo, o BCCA protege o ambiente interno das variações de temperatura externa, mantendo o tão necessário conforto térmico das edificações e ainda tem a vantagem de oferecer economia na mão de obra.

Presente em prédios residenciais e outros empreendimentos em Teresina, o bloco da DVG Sical foi o escolhido para a construção da nova residência do procurador do município Antônio Carlos Viana de Sousa, no condomínio Alphaville Teresina. Com 395 metros quadrados, a casa de dois pavimentos e um subsolo, fica em um terreno irregular e foi toda pensada para ser uma construção sustentável, projetada pelo escritório Júlio Medeiros, de acordo com as instruções do cliente. “Sempre trabalhamos com projetos sustentáveis, mas esta é a primeira casa totalmente feita nesses moldes, uma tendência comercial que chega também ao projeto residencial”, diz o arquiteto Júlio Afonso, sócio do escritório.

O procurador conta que sempre quis uma casa apropriada ao clima de Teresina – “muito quente e muito seco” – e começou a fazer sua pesquisa de materiais para obter a certificação de construção sustentável, o selo Procel, quando a casa estiver pronta, em junho de 2022. “São impressionantes o conforto e a eficiência térmica do bloco da DGV Sical. É um produto de excelência!”, diz Viana de Sousa. A construção sustentável trará também benefícios futuros para o bolso de seu proprietário. Além da economia com a conta de luz e de água, a ideia, segundo Viana de Sousa, é incentivar a criação de um IPTU Verde em Teresina, com incentivos fiscais e descontos nos impostos municipais para quem investe em casas ecologicamente corretas.

Os BCCA estão em toda a alvenaria envoltória da casa, inclusive na cobertura, não só na fachada Oeste, como costumam ser feitos os empreendimentos de Teresina. Para Éder Campos, diretor da SVG Sical, os ganhos com o uso dos blocos estão na redução da despesa de mão de obra, do gasto com argamassa e da conta de energia do ar-condicionado, por exemplo: “Trata-se de um projeto muto ambicioso, uma iniciativa de engenharia inédita, visando o bom desempenho da obra. Projetos que utilizam o sistema inteligente em sua construção estão em crescimento no Brasil”.

Segundo Éder, a DVG Sical fechou 2021 com aumento de 30% no faturamento, “em grande parte por conta da consolidação de construções sustentáveis como essa casa no Piauí e por isso esperamos crescer mais 30% em 2022.” Com o crescimento, a produção mensal de BCCA vai passar dos 10 mil metros cúbicos, em 2021, para 13 mil metros cúbicos neste ano. Esse aumento na produção da fábrica de concreto vai atender à crescente demanda pelos produtos desenvolvidos pela empresa mineira com a mais alta tecnologia, no Nordeste e em outras regiões do país, com vendas para todo o Brasil.

Vista  3D da casa verde construída em Teresina com blocos DVG Sical
ARQUITETO.jpg
“Sempre trabalhamos com projetos sustentáveis, mas esta é a primeira casa totalmente feita nesses moldes, uma tendência comercial que chega também ao projeto residencial”
Júlio Afonso, Sócio do escritório Júlio Medeiros, responsável pelo projeto