O setor da construção civil, e em particular o segmento de edificações residenciais, vem passando por mudanças que visam aumentar a qualidade e a competitividade, quer sejam em nível dos produtos oferecidos ao mercado quer sejam no próprio âmbito das empresas. Um desses vetores de inovação é representado pela crescente utilização de materiais, que contribuirão com os sistemas construtivos racionalizados e duráveis. Nesse contexto, os blocos de concreto celular autoclavados DVG Sical oferecem significativas vantagens competitivas por seu desempenho e pelo fato de facilitarem a utilização dos princípios de industrialização e construção enxuta, daí sua crescente utilização na construção de edificações. Mais ainda: tem se acelerado no mercado a implementação de processos técnicos e gerenciais que permitam às edificações habitacionais atender aos requisitos de desempenho preconizados pela ABNT NBR 15.575, que trata das exigências dos usuários, conhecida como “Norma de Desempenho”.
Com efeito, a NBR 15.575 representou um novo patamar para a gestão da produção de edificações, exigindo qualificação técnica dos materiais utilizados e dos sistemas construtivos, em um contexto de integração entre incorporadores, construtores e fornecedores de materiais. A DVG Sical, comprometida com a inovação e o aumento da eficiência do setor, desenvolveu um criterioso processo de avaliação de desempenho dos sistemas construtivos, constituídos com os blocos de concreto celular autoclavados. O presente manual tem por objetivo oferecer um conjunto de referências técnicas que caracterizam o desempenho dos sistemas de alvenarias de vedação compostos pelos BCCA DVG Sical, comprovando o atendimento aos requisitos da NBR 15.575 – ABNT por meio da apresentação dos resultados das diversas tipologias de paredes ensaiadas.
As informações técnicas apresentadas permitem que incorporadores, construtores e projetistas tenham elementos objetivos para o projeto e a execução de sistemas de vedação. O presente manual apresenta, de maneira sintética, os resultados de desempenho desses sistemas, ressaltando que a utilização dos Blocos DVG Sical em alvenarias de vedação, sem função estrutural, configura-se como opção vantajosa em termos de requisitos de desempenho. A esse aspecto somam-se as já conhecidas vantagens da utilização dos Blocos DVG Sical, como maior facilidade de racionalização construtiva, aumento de produtividade e redução de custos.