Laje nervurada, feita para vencer grandes vãos
A laje nervurada é um tipo de laje maciça de baixa espessura onde a zona de transição é constituída por nervuras. O espaço vazio entre nervuras pode ser preenchido com um material inerte, sendo recomendada em projetos com uma concepção voltados a vencer grandes vãos (acima de 4 metros), se tornando mais econômica comparativamente com as lajes convencionais. São lajes mais leves reduzindo esforços nas vigas, pilares e fundações. A redução do peso próprio possibilita um melhor aproveitamento do aço e do concreto. A resistência à tração é concentrada nas nervuras e os materiais de enchimento tem como melhor opção o bloco laje em concreto celular autoclavado.
Laje nervurada
Densidade < 550 kg/m³
Resistência à compressão > 2,5 MPa
Retração a secagem < 0,35 mm/m
Dimensões
O maior tamanho fabricado é 60 X 60 cm. Mas pode ser produzido em medidas menores sob encomenda. As espessuras também são moduláveis, de 2,5 em 2,5 cm, sendo a espessura máxima 60 cm.
Principais vantagens
Economia
De acordo com alguns estudos, o bloco laje DVG Sical auxiliou na redução de deslocamentos excessivos para vão maiores.
A resistência à tração é concentrada nas nervuras e o bloco laje em concreto celular autoclavado é a melhor opção como material de enchimento.
São lajes mais leves reduzindo esforços nas vigas, pilares e fundações. A redução do peso próprio possibilita um melhor aproveitamento do aço e do concreto.
Estudos também apresentaram redução de custos na ordem de 8% a 20%, comparando com as lajes convencionais e outras tipologias de lajes nervuradas.