Índice
Novo showroom do Siprocimg aproxima indústrias, profissionais, construtoras, estudantes e mercado
A DVG Sical é uma das 14 empresas presentes no novo showroom do Siprocimg – Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento de Minas Gerais, localizado no SENAI Paulo de Tarso, em Belo Horizonte. Inaugurado no início de julho, o espaço é dedicado a materiais para construção civil a base de cimento Portland, e inova ao englobar negócios, formação técnica e estímulo ao desenvolvimento tecnológico de produtos.
O empreendimento apresenta aplicações reais em ambientes construídos, simulando diferentes usos em calçadas, fachadas, ambientes internos e externos e soluções tecnológicas voltadas à construção civil e à sustentabilidade. São 14 indústrias interagindo e compartilhando o espaço.
Protagonismo no setor
A DVG Sical levou para o showroom o Sistema Inteligente de Concreto Celular Autoclavado para Alvenaria e Lajes. “Nós estamos apresentando todo o sistema de alvenaria, cumprindo suas funções e demonstrando a compatibilização dos materiais que dele fazem parte”, conta a gerente técnica da indústria, Stefane Vitorino.
De acordo com ela, a DVG Sical está focada em levar as boas práticas construtivas ao mercado e aos profissionais em formação, bem como divulgar a adequação de seus produtos às normas de desempenho. “Nós temos uma participação muito significativa na construção civil. Nossa intenção, e a importância de estar aqui, é disseminar informações corretas sobre os materiais. Pretendemos difundir a importância de integralizar os sistemas de alvenaria à estrutura que eles vão fazer parte”, disse.

Stefane Vitorino, gerente técnica da DVG Sical.
“Nós estamos apresentando todo o sistema de alvenaria, cumprindo suas funções e demonstrando a compatibilização dos materiais que dele fazem parte”, Stefane Vitorino.
Valorização da indústria mineira
A postura se encaixa no propósito do showroom, que é aproximar o mercado da indústria e apresentar as inovações do segmento, segundo o presidente do Siprocimg, Lúcio Silva. “Esse projeto valoriza a indústria do cimento de Minas ao demonstrar aplicações práticas dos produtos e aproximar o setor da sociedade, de instituições técnicas e do mercado, além de fomentar parcerias com foco em inovação, sustentabilidade e qualidade”, explica.
Silva ressalta que com uma exposição permanente e a abertura para receber estudantes, profissionais da construção civil e parceiros do setor será mais rápido e fácil chegar ao mercado, impulsionando inovações. “Podemos trazer o conhecimento do mercado mais rápido e de uma maneira agradável. A pessoa chega aqui e vê vários produtos de várias indústrias ao mesmo tempo. Além disso, estando no Senai, há a convivência com alunos que visam a Constituição Civil. A parte técnica do setor está toda aqui”, comenta.

Lúcio Silva, presidente do Siprocimg,
“Esse projeto valoriza a indústria do cimento de Minas ao demonstrar aplicações práticas dos produtos e aproximar o setor da sociedade, de instituições técnicas e do mercado, além de fomentar parcerias com foco em inovação, sustentabilidade e qualidade” Lúcio Silva.
Parceria com o Senai
O presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, complementa que a parceria entre o Siprocimg e o Senai para criar o showroom é mais que um projeto de exposição permanente para o segmento de cimento. “É uma ação importante do Siprocimg para estreitar a relação com o mercado, além de fomentar negócios”, disse ao lembrar a importância de as indústrias utilizarem a infraestrutura do Senai e aproveitarem sua capacidade de gerar iniciativas para o desenvolvimento.
Silva ressalta que criar o espaço dentro do Senai deu um diferencial marcante, uma vez que ele irá conectar profissionais, empresas e milhares de alunos a um segmento expressivo da Construção Civil. “Era importante fazer em um lugar que tivesse acesso a todos e que, de preferência, fosse ligado à Constituição Civil. Nada mais e nada melhor do que o Senai Paulo Tarso, que é o nosso Senai da Constituição Civil. Aí nós viemos para cá, tivemos todo o apoio do Senai, fizemos o projeto e aqui está a realização desse showroom”, conta.

Flávio Roscoe, presidente da FIEMG
“É uma ação importante do Siprocimg para estreitar a relação com o mercado, além de fomentar negócios”. Flávio Roscoe.
Diferencial estratégico
De acordo com a gestora do Senai Paulo de Tarso, Priscila Cangussu, a unidade recebe, em média, dois mil alunos por ano, que serão motivados pelo showroom. “Ele vai trazer de forma viva todas as tecnologias e todas as novidades das empresas que estarão aqui dentro. Nós vamos ter sempre em primeira mão toda demonstração de produtos e materiais dessas empresas. E enquanto futuros profissionais do setor, eles vão levar isso para o mercado de trabalho, agregando valor tanto para eles, enquanto profissional, quanto para as empresas”, salienta.

Priscila Cangussu, gestora do Senai Paulo de Tarso.
Nós vamos ter sempre em primeira mão toda demonstração de produtos e materiais dessas empresas. E enquanto futuros profissionais do setor, eles vão levar isso para o mercado de trabalho, agregando valor tanto para eles, enquanto profissional, quanto para as empresas” Priscila Cangussu.
Para a DVG Sical esse diferencial é estimulante por dar oportunidade às indústrias de estarem em contato com futuros técnicos da Construção Civil. “Podemos agregar os alunos de cursos técnicos e, assim, conseguir contribuir para a formação de profissionais conhecedores dos sistemas de alvenaria, conforme as normas prescritivas e de desempenho”, comentou Vitorino.
E a responsável pelo showroom, Cassia Manini, garante que haverá muita movimentação, com várias ações a serem desenvolvidas. “Daqui para frente, teremos vários eventos que acontecerão dentro do Senai Paulo de Tarso, entre eles, visitas guiadas, encontros com arquitetos, engenheiros e construtoras”, anuncia.

Cassia Manini, responsável pelo showroom.
Participantes
- DVG Sical
- Artefácil Indústria e Comércio Ltda
- Bloco Sigma Ltda
- Blojaf Ltda
- Concreviga
- Dacapo Revestimentos
- DVG Precon
- Pré-moldados Sampaio Ltda
- Forte Premoldados
- Laminatus Engenharia e Inovação
- Martins Lanna
- Strutturare Revestimentos Especiais Ltda – ME
- Uni-Stein do Brasil
- Audiflex Indústria e Comércio.

